11º Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Sementes Florestais e XXII Congresso Brasileiro de Sementes

O evento debate os desafios e oportunidades na cadeia de sementes e mudas no Brasil, com foco na sustentabilidade.

O 11º Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Sementes Florestais, integrado ao XXII Congresso Brasileiro de Sementes (CBSementes), acontecerá de 10 a 13 de setembro de 2024, em Foz do Iguaçu. O evento reunirá especialistas e profissionais dedicados à tecnologia de sementes florestais para discutir desafios e oportunidades no desenvolvimento da cadeia de sementes e mudas no Brasil, um dos maiores mercados mundiais do segmento.

Com o tema central “Semente: a base da sustentabilidade”, o CBSementes promoverá discussões e trocas de experiências voltadas para práticas mais sustentáveis no setor florestal. A programação inclui mesas redondas sobre políticas públicas, mercado de carbono, restauração ambiental, oportunidades financeiras no setor de sementes florestais, impacto social e econômico da comercialização de sementes nativas, e tecnologias inovadoras para análise de sementes.

Destaques do evento incluem:

  • Mesa Redonda de Abertura: Discussão sobre integração de políticas públicas e agricultura carbono zero, com representantes do MDIC, MAPA e UFSCAR.
  • Sessão sobre Ambiente e Sementes Florestais: Impactos das mudanças climáticas na germinação de sementes, liderada por Bárbara Dantas da Embrapa Semiárido.
  • Debate sobre Tecnologias Inovadoras: Ferramentas avançadas para análise de sementes, apresentadas por especialistas da Universidade de Oviedo.

Além disso, o evento contará com palestras, grupos de trabalho, oficinas, e uma análise crítica dos cursos de pós-graduação na área de produção e tecnologia de sementes florestais.

 

O XXII Congresso Brasileiro de Sementes incluirá discussões sobre qualidade, sanidade, inovação, legislação e políticas públicas para o setor, além de exposições e submissão de trabalhos. Este congresso é essencial para o fortalecimento da produção nacional de sementes e mudas, fundamentais para a segurança alimentar e o crescimento econômico do Brasil.

 

Dados: SeedNews